Postagens populares

NOITE DE AUTÓGRAFOS NA BIENAL DE LIVROS 2010

NOITE DE AUTÓGRAFOS NA BIENAL DE LIVROS 2010
UM FENOMENAL SUCESSO NO LANÇAMENTO DO LIVRO "CONFISSÕES DE UM MÉDICO CRISTÃO".

sábado, 23 de maio de 2009

DISFUNÇÃO SEXUAL - FATORES PSICOLÓGICOS

A CONFISSÃO DE FRIGIDEZ, EM NOSSA EXPERIÊNCIA, SEMPRE FOI UM RELATO EXPONTÂNEO DURANTE O DESENROLAR DO TRATAMENTO GINECOLÓGICO, APÓS A CLIENTE DEPOSITAR SUA CONFIANÇA NO PROFISSIONAL.
MUITAS DAS QUEIXAS SE CONFUNDEM COM ANORGASMIA, CONTUDO, DEPOIS DE ANALISADAS, DEMONSTRAM QUE A FRIGIDEZ, NA REALIDADE, REPRESENTA APENAS 32 POR CENTO DO PROBLEMA SEXUAL; ENQUANTO ANORGASMIA, DEFINIDA COMO A AUSÊNCIA PERSISTENTE DE ORGASMOS, APÓS AS FASES DE DESEJO E EXCITAÇÃO, ATINGE CINCO VEZES MAIS MULHERES DO QUE HOMENS.
A TEORIA PSICANALÍTICA SUSTENTA QUE OS CONFLITOS INCONSCIENTES DERIVADOS DAS EXPERIÊNCIAS CRÍTICAS DA INFÂNCIA CAUSAM AS DISFUNÇÕES SEXUAIS, EM ESPECIAL NOS CASOS DE FRIGIDEZ.
HÁ CONCORDÂNCIA GERAL DE QUE A GRANDE MAIORIA DAS DIFICULDADES SEXUAIS FOI CRIADA POR FATORES EXPERIENCIAIS.
NÃO HÁ, PORÉM, ACORDO SOBRE A NATUREZA DESTES FATORES, E EXISTE CONSIDERÁVEL CONTROVÉRSIA NESTE CAMPO PORQUE MUITAS CAUSAS PSICOLÓGICAS, SUGERIDAS POR VÁRIAS AUTORIDADES, SÃO DIFERENTES E MESMO CONTRADITÓRIAS (KAPLAN, 1977. P.125).
A EVIDÊNCIA INDICA QUE AS DISFUNÇÕES SEXUAIS PODEM SER CAUSADAS POR GRANDE NÚMERO DE FATORES - UMA BASE MULTICAUSAL - E QUE A INTERVENÇÃO PODE SER NECESSÁRIA EM MUITOS NÍVEIS PSICOLÓGICOS.
APESAR DAS DESCOBERTAS DE MASTERS E JOHNSON, QUE DESPERTARAM ATENÇÃO PARA AS FONTES IMEDIATAS DAS ANSIEDADES E DEFESAS CONTRA A PRÁTICA DA SEXUALIDADE; POR OUTO LADO ISTO NÃO INVALIDA OS MODELOS PSICANALÍTICOS.
ALGUNS AUTORES CONSIDERAM TRÊS FATORES PSICOLÓGICOS INTER-RELACIONADOS ESTÃO IMPLICADOS NA ETIOLOGIA DOS PROBLEMAS SEXUAIS DA MULHER:

1) OS CONFLITOS INCONSCIENTES NÃO RESOLVIDOS DA MULHER NO DIZEM RESPEITO À
SEXUALIDADE;

2) OS DISTÚRBIOS NAS RELAÇÕES COM SEU PARCEIRO;

3) O PESO DO SENTIMENTO DE CULPA INCONSCIENTE QUE MULHERES NA NOSSA CULTURA
CARREGAM, LIGADOS À EXPRESSÃO DA SEXUALIDADE EM GERAL E, PARTICULARMENTE
A RESPEITO DOS SEUS IMPULSOS DE AFIRMAÇÃO E DE INDEPENDÊNCIA.

OUTROS ANALISTAS SUSTENTAM QUE NA MAIORIA DAS DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININAS ESTÃO PRESENTES AS CAUSAS PSICOLÓGICAS E CULTURAIS, COMO: DESCONHECER OU NÃO ACEITAR O PRÓPRIO CORPO; SENTIR-SE FEIA, POUCO ATRAENTE; POSSUIR BAIXA AUTO-ESTIMA; DIFICULDADE DE TENTAR ASSUMIR UM PAPEL ERÓTICO; TEMOR À PERDA DE CONTROLE; PRÁTICA SEXUAL SEM ENVOLVIMENTO; PRESENÇA DE MECANISMOS DE AUTODEFESA E DIVERSAS CO-MORBIDADES.
A AUSÊNCIA DE ORIENTAÇÃO SEXUAL, NO LAR, QUE DEVIA SER TRANSMITIDA PELA MÃE, REVELOU UNANIMIDADE EM TODAS AS MULHERES PESQUISADAS, PARECENDO SIGNIFICAR UMA MÁGOA PELA FALTA DA ORIENTAÇÃO MATERNA NUMA FASE CRUCIAL DA VIDA.
A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA SEXUAL DECEPCIONANTE E A FALTA DE CLIMA MAIS ROMÂNTICO FORAM IMPORTANTES FATORES QUE AS FIZERAM DESENVOLVER ATITUDES DE DEFESA DIANTE DA SEXUALIDADE DESAGRADÁVEL E TRAUMATIZANTE.