ESTA NARRATIVA SUGERE UMA REFLEXÃO NAS ÁREAS EM QUE O CRISTÃO SE VÊ CONSTRANGIDO, DIANTE DOS DESVIOS DE COMPORTAMENTO QUE A SOCIEDADE APRESENTA COMO LIBERDADE.
NA ATUALIDADE, OBSERVAMOS QUE PARECE HAVER UMA INCONFESSÁVEL CAMPANHA PARA CONFUNDIR LIBERDADE COM LIBERTINAGEM.
ALLAN PALLISTER, EM SEU LIVRO: ÉTICA CRISTÃ HOJE (2005), ANALISA O CASAMENTO NA BÍBLIA E, ATRAVÉS DA HISTÓRIA, DIALOGANDO COM AS DIVERGÊNCIAS DE UM MUNDO CANSADO DE DESVIO ERÓTICO, PROPÕE UMA REVOLUÇÃO ÉTICA QUE SEJA EXPERIMENTADA COMO UMA EXTRAORDINÁRIA LIBERTAÇÃO, EM VEZ DE PARECER UM RETROCESSO AOS VALORES DE OUTROS TEMPOS; E O MAIOR MÉRITO DE SUA PESQUISA RESIDE NESSA TENTATIVA.
A HUMANIDADE SEMPRE FOI CRIATIVA NESSE TEMA DA SEXUALIDADE, ESPECIALMENTE AO CRIAR VARIEDADES SOBRE O COMPORTAMENTO SEXUAL, QUE CHEGAMA DESVARIOS INIMAGINÁVEIS EM QUALQUER MENTE SADIA, POIS ALGUNS INFLINGEM QUASE TODOS OS PRINCÍPIOS DA ÉTICA DO CONVÍVIO INTERPESSOAL E DA ÉTICA SEXUAL COM FUNDAMENTOS CRISTÃOS.
O APÓSTOLO PAULO FAZ COMPARAÇÃO, SOBRE A RELAÇÃO ENTRE UM HOMEM E UMA MULHER, E A COMPARA COM A RELAÇÃO ENTRE CRISTO E A IGREJA (Efésios 5.21-33).
UMA REFLEXÃO SOBRE O CASAMENTO, NA BÍBLIA SAGRADA, APARENTEMENTE IGNORA QUALQUER POSSIBILIDADE DE FELICIDADE HUMANA SEM SER NO CASAMENTO.
A LÍNGUA HEBRÁICA NÃO POSSUI NENHUMA PALAVRA PARA SOLTEIRO E NENHUMA PASSAGEM APONTA PARA ESTA POSSIBILIDADE DE REALIZAÇÃO HUMANA SEM SER POR MEIO DO CASAMENTO.
NOSSA SOCIEDADE, APESAR DA SECULARIZAÇÃO CADA VEZ MAIS ACENTUADA, NÃO PARECE FAVORECER MUITO O CASAMENTO CIVIL, CONSIDERADO UM ATO BUROCRÁTICO E SEM ROMANTISMO. DIANTE DAS ONDAS DA OPINIÃO PÚBLICA PREVALECENTES, O CASAMENTO COMO INSTITUIÇÃO ESTÁ EM CRISE.
ENTENDEMOS QUE AS IMPLICAÇÕES OU DILEMAS INDICADOS PELO TEMA, DEVERIAM SER ATENUADOS PELO USO DO BOM SENSO, NA INTERPRETAÇÃO DE CADA CASO EM PARTICULAR E, SOBRETUDO, EVITANDO PRE-JULGAMENTOS, MAS BUSCANDO ACONSELHAMENTOS QUE POSSIBILITEM A ADEQUAÇÃO E/OU ADAPTAÇÃO DO CRISTÃO NA COMUNIDADE.
NO CAMINHAR DESTA REFLAXÃO BUSCAMOS ENTENDER AS QUESTÕES DE ÉTICA SEXUAL, COERENTES EM UMA SOCIEDADE EM MUDANÇA RÁPIDA.
SOBRETUDO, NOSSO PROPÓSITO MAIOR FOI ALCANÇADO AO COMPREENDERMOS AS DIFICULDADES EM CONSTRUIR RESPOSTAS AOS DILEMAS ÉTICOS APRESENTADOS NAS SITUAÇÕES LIMÍTROFES, ENTRE PRINCÍPIOS BÍBLICOS E A PECAMINOSIDADE VIGENTE COMO NORMALIDADE NO MUNDO.
O TEMA CONTINUA EM ABERTO PARA CADA CASO EM PARTICULAR.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)